O LinkedIn está em funcionamento desde 2003 e é amplamente considerado como o padrão de ouro para plataformas profissionais de redes de comunicação social. O LinkedIn tem mais de 700 milhões de utilizadores em todo o mundo, e 40 milhões de pessoas utilizam semanalmente a plataforma para procurar trabalho.
Será que o LinkedIn vale a pena?
Sim. Criar um perfil LinkedIn é completamente gratuito, e são necessários apenas alguns minutos do seu tempo para se apresentar de uma forma positiva e profissional. É difícil ver como não poderia "valer a pena". Ia fazer um currículo de qualquer forma, não ia? Terminou simplesmente copiando e colando a mesma informação no LinkedIn.
Dito isto, acredito que a melhor altura para criar um perfil é quando não se está à procura de trabalho. Estar visível chamar-lhe-á a atenção de pessoas que se querem ligar a alguém como você, e quando chegar a altura, terá essa rede de ligações a que recorrer.
7 Benefícios da abertura de uma conta no LinkedIn
Para responder ainda à questão de saber se o LinkedIn vale a pena, considere as seguintes vantagens de se inscrever no LinkedIn.
1. É completamente livre.
Existe uma opção paga com características adicionais, mas a versão básica gratuita tem bastante. Uma advertência: ao criar e manter uma conta é gratuito; estas tarefas requerem o seu tempo (outro custo).
2. As pessoas influentes usam o LinkedIn.
Depois de receberem uma candidatura ou currículo, os recrutadores e gestores de contratação irão frequentemente procurar candidatos no LinkedIn.
3. Fornece uma outra forma de ver os anúncios de emprego.
No site, pode procurar ofertas de emprego. Além disso, as pessoas publicam frequentemente ofertas de emprego menos visíveis.
4. Requisitos para o processo de candidatura
As empresas estão a utilizar cada vez mais aplicações on-line normalizadas. É mais comum do que nunca ver uma secção LinkedIn perto da ferramenta de carregamento de currículos, onde pode carregar o seu perfil LinkedIn juntamente com o seu CV.
Esta é uma enorme vantagem se for bem trabalhada, porque os potenciais gestores de contratação irão olhar para o seu currículo e perfil no LinkedIn.
5. valiosa rede de contactos
Aquela pessoa que conheceu numa conferência há cinco anos pode acabar a trabalhar na empresa dos seus sonhos, ou aquele colega de trabalho do seu primeiro emprego pode conhecer um gerente de contratações que gostaria de contactar.
Pode voltar a ligar e perseguir uma nova pista com apenas uma mensagem rápida. Empresas e indivíduos, por exemplo, podem utilizar o Spylead para raspar e-mails e informações de contacto do seu público alvo no LinkedIn.
6. Um método simples para a investigação de empresas.
A investigação de empresas é um passo essencial no processo de candidatura e entrevista. O LinkedIn pode ajudá-lo com isto. Também pode utilizar a plataforma para procurar pessoas que irá entrevistar, o que o pode ajudar a preparar-se para a conversa.
7. Ajuda a construir a sua marca.
As pessoas podem fornecer endossos e recomendações, o que ajuda os recrutadores e outras pessoas que vejam o seu perfil a ter uma noção da sua experiência e talentos.
Em geral, o seu perfil no LinkedIn pode ser considerado como uma excelente abordagem para estabelecer e construir a sua marca. Quando alguém procura o seu nome online, a sua página de perfil no LinkedIn é frequentemente um dos melhores resultados.
